Subscribe:

domingo, 20 de abril de 2014

Adolescentes começam a beber cada vez mais cedo

80% dos adolescentes já beberam álcool alguma vez e 33% já consumiram de forma excessiva.



Sem limites e sem dificuldades para comprar bebidas adolescentes começam a beber cada vez mais cedo. Sem conhecimento dos pais, muitos jovens, menores de 16 anos, já tomaram ao menos uma vez, algum tipo de bebida alcoólica. Vodca, cerveja, vinho, uísque e coquetéis estão cada vez mais acessíveis aos adolescentes principalmente em festas de formaturas, baladas e bares.

De acordo com Ilana Pinsky, vice-presidente da Associação Brasileira de Estudos do Álcool, os jovens estão entrando começando a beber cada vez mais cedo, e o que é pior, a maioria deles encherga a bebida como uma coisa divertida. “O que eles não sabem é que o álcool pode causar vários danos à saúde e também é uma porta de entrada para outras drogas”, ressaltou ela.

Mesmo com os rigores da legislação vigente no Brasil, a dificuldade para adquirir bebidas alcoólicas é quase inexistente. Algumas vezes, ela é até facilitada. Em cidades do interior do estado, onde a fiscalização não acontece com maior frequência, donos de bares, supermercados, churrascarias e restaurantes, algumas vezes, vendem as bebidas sem nem ao menos pedir a identidade do menor para comprovar a idade.
Mas as pesquisas mostram que os dados são preocupantes. Um estudo divulgado pela Universidade Federal de São Francisco (Unifesp) aponta que 80% dos adolescentes já beberam alguma vez e 33% já consumiu de forma excessiva algum tipo de bebida alcoólica.

Contudo, esta realidade não esta presente somente no Brasil, em países desenvolvidos como os Estados Unidos, por exemplo, os jovens também começam o consumo de álcool cada vez mais cedo. Uma pesquisa realizada com adolescentes entre 14 e 17 anos apontou que 39% já terem consumido álcool antes da realização do estudo. Em países como Reino Unido, as pesquisam mostraram que dos adolescentes entre 16 e 17 afirmaram já ter bebido algum tipo de bebida alguma vez na vida.

No Brasil, os conselhos de bairros e os tutelares tentam, na medida do possível, evitar que muitos adolescentes consumar álcool, porém, apesar dos esforços de fiscalização e multas aos comerciantes que venderem bebidas alcoólicas a menores, algumas vezes o consumo do álcool começa dentro da própria casa. Por isso, alguns especialistas em comportamento acreditam que é preciso expor aos jovens os riscos do excesso de consumo do álcool na adolescência.

Fonte:http://nominuto.com

0 comentários:

Postar um comentário

OBRIGADO PELA VISITA!

.