Subscribe:

segunda-feira, 17 de março de 2014

Anatel começa a testar o Sistema Integrado de Gestão de Aparelhos

Objetivo é bloquear aparelhos eletrônicos piratas ou que não estejam de acordo com as normas da Anatel.


A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) está de olhos nos celulares chamados de “Xing Ling”. A partir desta segunda-feira (17) a Agência inicia os testes com o Sistema Integrado de Gestão de Aparelhos (Siga). A ferramenta tem por objetivo bloquear aparelhos eletrônicos piratas ou que não estejam de acordo com as normas da entidade.

De imediato os aparelhos não serão bloqueados. A ideia é montar até setembro deste ano, um banco de dados sobre os dispositivos em uso no país. A partir dos dados coletados, o Anatel vai cruzar as informações com um cadastro único de celulares homologados pela entidade. Somente após concluir a pesquisa, os aparelhos eletrônicos genéricos serão desativados.

Vale ressaltar que não somente aparelhos piratas serão bloqueados. Equipamentos originais que tenham sido importados ou adquiridos fora do país e que não apresentem certificação da Anatel, também correm risco, além do mais, que smartphones, tablets e até máquinas de cartão de débito e crédito podem ser desativados

O Siga além de combater o contrabando, visa garantir a seguranças dos usuários já que alguns aparelhos popularmente conhecidos como “Xing Ling”, apresentam riscos à saúde, interferem em outros eletrônicos e até já apresentaram histórico de explosão.

Sistema Integrado de Gestão de Aparelhos
O Siga teve seu projeto apresentado em 2012 e vem sendo desenvolvido desde o ano passado. O projeto teve seu custo estimado em R$ 10 milhões, custeados pelas principais operadores do Brasil.

Fonte: http://nominuto.com

0 comentários:

Postar um comentário

OBRIGADO PELA VISITA!

.