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sexta-feira, 29 de novembro de 2013

37,4% de jovens pretos e pardos estão no ensino superior, diz IBGE

Já entre os estudantes brancos o índice é de 66%.
Análise divulgada nesta sexta foi feita com bases nos dados da Pnad.

 Apesar do número de estudantes no ensino superior ter aumentado ao longo de dez anos, subiu de 9,8% em 2002 para 15,1% em 2012, a desigualdade entre brancos e pretos ou pardos na universidade ainda é grande. Segundo análise do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) feita com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) divulgada nesta sexta-feira (29), em 2012, enquanto 66,6% do total de estudantes brancos de 18 a 24 anos frequentavam o ensino superior, 37,4% dos estudantes pretos ou pardos estavam no mesmo nível.


Em relação aos dados regionais, em 2012, as regiões com maior concentração de estudantes no ensino superior, incluindo mestrado e doutorado, são Sul, Centro-Oeste e Sudeste, com taxas de 67,1%, 60,5% e 60%.

Se for avaliada a cor e raça do estudante, a maior concentração de universitários da cor branca está no Sul (71,3%), seguida por Centro-Oeste e Sudeste (ambas com 70,4%), Nordeste (53,3%) e Norte (49,1%). Os estudantes pretos e pardos estão mais concentrados no Centro-Oeste (51,2%), em seguida aparecem mais nas Regiões Sul (45,9%), Sudeste (43,7%), Nordeste (31,6%) e Norte (29,7%).

Estudantes de 18 a 24 anos no ensino superior em 2012
Regiões
Brancos
Pretos e pardos
Norte
49,1%
29,7%
Nordeste
53,3%
31,6%
Sudeste
70,4%
43,7%
Sul
71,3%
45,9%
Centro-Oeste
70,4%
51,2%
Brasil
66,6%
37,4%
Fonte: Pnad/ IBGE

Analfabetismo estagnado
A boa notícia dos dados da Pnad 2012 que serviram de base para esta análise é que a taxa de analfabetismo no Brasil parou de cair. Em 2012, a taxa de analfabetismo das pessoas de 15 anos ou mais de idade foi estimada em 8,7%, o que correspondeu ao contingente de 13,2 milhões de analfabetos. Em 2011, essa taxa foi de 8,6% e o contingente foi de 12,9 milhões de pessoas.

Segundo o IBGE, a variação de 0,1 ponto percentual de 2011 para 2012 está dentro do "intervalo de confiança", e não significa necessariamente que o analfabetismo aumentou, e sim que se manteve estatisticamente estável.

Fonte: http://g1.globo.com

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