Subscribe:

sábado, 31 de agosto de 2013

‘É preciso pegar 15 a 20 minutos de sol sem protetor das 10h e 15h’

Doutor Luís Fernando Corrêa explica a importância do banho de sol para a fabricação da vitamina D no organismo humano.

 

 Para falar sobre a importância da vitamina D e principalmente, a relação dela com o sol, o Bom Dia Brasil ouviu o comentarista de saúde, doutor Luís Fernando Corrêa.
Na manhã deste sábado, na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, muitas famílias passeando com as crianças para aproveitar o sol da manhã.



Bom Dia Brasil - Essa é mesmo a hora certa de se tomar esse sol?
Luís Fernando Corrêa – Infelizmente não. A hora certa do sol para fabricar vitamina D na pele é entre as 10h e 15h, aquela hora que a gente sempre disse que é perigosa. E é perigosa se a exposição for prolongada. A gente precisa de 15 a 20 minutos de exposição durante esse horário, pela angulação dos raios do sol na pele e por outras razões, para produzir a vitamina D o suficiente.
BDBR – Tem que passar filtro solar durante esses 15 a 20 minutos?
LFC – Não. É justamente sem o filtro solar. Passou esses 15 a 20 minutos, aí sim, aplica o filtro solar. Essa é uma das razões que a gente está vendo a insuficiência de vitamina D. A gente fez um ótimo trabalho se protegendo contra o câncer de pele, agora, são necessários 15 a 20 minutos de exposição de braços, pernas e abdômen para fabricar a vitamina D.
BDBR – Para fabricar a vitamina D é só com o sol? Ou pode ser na alimentação também?
LFC – A gente pode até receber na alimentação, mas a quantidade é muito pequena disponível. Então, por exemplo, teríamos que tomar seis copos de leite por dia, todos os dias do ano. É muito complicado. Então, o sol é fundamental para a fabricação na pele da gente.

Fonte: http://g1.globo.com

0 comentários:

Postar um comentário

OBRIGADO PELA VISITA!

.