Subscribe:

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Católicos celebram a Quarta de Cinzas

Além das celebrações, a Quarta de Cinzas marca, no Brasil, o lançamento da Campanha da Fraternidade 2015.



A comunidade católica em todo o mundo se volta hoje para a Quarta-feira de Cinzas. Em Natal, nas igrejas matrizes da Arquidiocese, há missa com a imposição das cinzas, símbolo de penitência, humildade e reconhecimento da natureza mortal. Com essa celebração, a Igreja inicia o tempo da Quaresma, que culmina na Semana Santa.

As cinzas que o cristão recebe, em forma de cruz, na testa, são obtidas da queima dos ramos, usados no Domingo de Ramos, no ano anterior, segundo o costume que remonta ao século 12. A bênção e a imposição da cinza têm lugar dentro da missa, após a homilia.

Além das celebrações, a Quarta de Cinzas marca, no Brasil, o lançamento da Campanha da Fraternidade 2015.

A Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lançou hoje (18) a Campanha da Fraternidade 2015. O tema escolhido este ano é Fraternidade: Igreja e Sociedade e o lema "Eu vim para servir". A ideia é aprofundar, a partir do Evangelho, o diálogo e a colaboração entre a Igreja e a sociedade como serviço ao povo brasileiro.



A campanha propõe ainda buscar novos métodos, atitudes e linguagens na missão da Igreja de levar a palavra a cada pessoa. O secretário-geral da CNBB, dom Leonardo Ulrich Steiner, lembrou que o momento escolhido para o lançamento da campanha – o início da Quaresma – é considerado de extrema importância para a Igreja. "Queremos ajudar a construir uma sociedade mais humana e mais divina", disse. "Sermos pessoas de fermento na massa. Esse é o desejo da campanha."

Com a Quarta-Feira de Cinzas, começa oficialmente o tempo da Quaresma e o Ciclo Pascal. Tempo forte na caminhada do ano eclesiástico. Convite e apelo para o silêncio, a prece, à conversão.

Para os cristãos é o tempo de conversão, de mudança de vida, de acolher com mais amor a misericórdia de Deus que nos quer perdoar. E é também o tempo onde as comunidades se preparam para viver o mistério da páscoa. Isto é, tempo da hora de Jesus Cristo do seu seguimento em que ele caminha em direção da sua hora que é a entrega total da sua vida a Deus pelos homens, seus irmãos.


0 comentários:

Postar um comentário

OBRIGADO PELA VISITA!

.