2014 fecha com recuo de 7,15% nos emplacamentos, segundo Fenabrave.
Após 27 anos, Gol deixa de ser o carro mais vendido; perdeu para o Palio.
A indústria de veículos do Brasil terminou 2014 com a segunda queda anual consecutiva. De acordo com dados divulgados nesta terça-feira (6) pela federação dos concessionários (Fenabrave), foram emplacados 3.497.811 automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus no ano passado - um recuo de 7,15% em relação a 2013, que já havia encerrado um período de 10 anos de altas.
Em dezembro, último mês com desconto no Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), as vendas subiram 25,37% sobre novembro, com 369.996 unidades emplacadas. Foi o terceiro melhor mês da história para a comercialização de veículos, segundo a Fenabrave.
As alíquotas do IPI, que variam conforme a motorização do carro, voltaram ao "normal" em 1º de janeiro último, o que deve resultar num aumento médio de 4,5% nos preços dos carros, segundo a associação das montadoras, a Anfavea.
O repasse não deve ocorrer imediatamente, diz Alarico Assumpção, presidente da Fenabrave.
"Hoje temos um estoque de 44 dias, em novembro era de 50 dias, o que dá algo em torno de 400 mil veículos, juntando os pátios das fabricantes. Nas concessionárias, no que foi faturado até 31 de dezembro não incidiu a elevação da alíquota, então temos de 35 a 40 dias com veículos sem a alta do IPI", explica. "Depois disso, o preço deve subir de 3,5% a 5%."
Por segmento
O segmento de carros, que reúne os automóveis e os comerciais leves (SUVs, picapes e furgões), encerrou o ano passado com recuo de 6,91% nas vendas em relação a 2013. Foram emplacadas 3.328.716 unidades.
Puxado pelas vendas de SUVs e de picapes, os comerciais leves foram os únicos a registrar alta sobre o ano anterior, de 1,39%, tendo o melhor ano para essa categoria, segundo a Fenabrave.
Com 137.054 emplacamentos, as vendas de caminhões caíram 11,32% sobre 2013, que já havia sido um ano ruim para o segmento. Os ônibus registraram resultado semelhante, queda de 12,79%, com 32.041 unidades comercializadas.
Contabilizado à parte, o segmento de motos fechou o ano com 1.429.902 unidades vendidas em 2014, o que representa queda de 5,66% em relação com 2013, quando 1.515.687 unidades foram emplacadas.
Palio é o mais vendido
Após 27 anos na ponta, o Volkswagen Gol deixou de ser o carro mais vendido do Brasil, perdendo para o Fiat Palio por apenas 385 unidades: foram 183.741 vendas do modelo da Fiat contra 183.356 do hatch da montadora alemã no acumulado do ano.
O hatch da Fiat tomou a liderança do modelo da Volkswagen em novembro. Em dezembro, o Gol ficou na frente, com 24.150 unidades emplacadas contra 22.958 do Palio, mas o resultado não foi suficiente para reverter as posições no ranking anual.
Para chegar ao número do Palio, a Fenabrave soma os emplacamentos do atual modelo com os do Palio Fire (geração antiga), já que ambos estão à venda. Até o ano passado, o volume de vendas do Gol também contava com dois modelos: o atual e a geração anterior, chamada de G4. Mas ela foi aposentada no início deste ano, por causa da exigência de airbag e ABS para carros novos, que encareceria o preço do G4, então o modelo mais barato da Volkswagen.
No lugar do G4, a marca passou a produzir o Up!, que foi lançado em fevereiro e não ficou entre os 10 mais vendidos no ano. A ausência do G4 no volume de vendas do Gol impactou na liderança do modelo, que sofreu seguidas derrotas para o Palio ao longo do ano.
Veja os 10 carros mais vendidos em 2014:
1º Fiat Palio – 183.741 unidades
2º Volkswagen Gol – 183.356 unidades
3º Fiat Strada – 153.130 unidades
4º GM Onix – 150.829 unidades
5º Fiat Uno – 122.241 unidades
6º Hyundai HB20 – 119.776 unidades
7º Ford Fiesta – 108.382 unidades
8º Fiat Siena – 106.968 unidades
9º Volkswagen Fox/CrossFox – 101.339 unidades
10º Renault Sandero – 95.373 unidades
Marcas
Na disputa por marcas, a Fiat encerrou mais um ano na liderança, com 20,97% de participação no mercado de carros, quase 1% a mais do que em 2013. A Chevrolet, que pertence à General Motors e ficou em terceiro no ano anterior, terminou 2014 como vice-líder, mas com fatia menor do que tinha, de 17,39%. Bem perto, a Volkswagen caiu de segundo para terceiro lugar, com 17,32%. A Ford repetiu a quarta colocação, com 9,26%. A Renault se manteve em quinto, com 7,13%.
Completam o top 10, nesta ordem, Hyundai, Toyota, Honda, Nissan, que subiu da décima para nona posição, e a Mitsubishi, que estreia na lista. Quem saiu foi a Citroën, que terminou em 11º.
Nova queda esperada para 2015
O presidente da Fenabrave diz que o desconto no IPI, que perdurou por todo o ano passado, pesou menos do que as dificuldades na economia para o resultado de 2014. "Tivemos um ano de dificuldade econômica, um PIB relativamente estagnado. A desoneração de tributo serviu em um determinado momento, masm para carros e caminhões, precisamos de avanço do PIB para crescer", avalia.
Para 2015, o mercado de veículos deve seguir em baixa, segundo a entidade. A Fenabrave, porém, projeta queda menor, de 0,53%, nas vendas.
Fonte:http://g1.globo.com
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